sábado, 31 de outubro de 2009

Viagem Portugal

Estive na Europa entre os dias 22 e 29 de outubro, para ir, em Milão, a uma feira de produtos e equipamentos para cafeterias, sorveterias, restaurantes e hotéis. Já havia estado nesta feira, a Host, em 2005 e esse ano voltei com meu pai para ele conhecer essa que é considerada a maior feira do gênero no mundo. O complexo feiristico de Rho-Milão é monstruoso. E essa feira ocupa o complexo quase inteiro. É algo que só quem já esteve lá consegue compreender. Pois bem, em 2005 eu ainda não era um enófilo apaixonado e basicamente não aproveitei nada da oferta infinita de vinhos que existe por lá, por preços no mínimo 1/3 mais baratos do que você encontraria na importadora mais barata do Brasil. Para mim um mero passeio num supermercado qualquer de bairro já equivale a uma criança solta da Disney.


A viagem começou por Portugal, aproveitamos a escala em Lisboa, para dormir 2 noites na terra de nossos patrícios. Eu nunca havia passado por lá. A cidade de Lisboa não tem a exuberância de uma Paris, Londres, Madrid ou Barcelona. E isso eu imagino que deva desapontar muita gente. Inclusive, uma olhada rápida e distraída nos faria pensar que estamos no centro do Rio de Janeiro ou em uma espécie de Ouro Preto super-populosa. Mas não se engane, Lisboa é uma cidade tipicamente européia, com mais de mil anos de história, muita beleza e um povo acolhedor. Como o segundo dia foi passado no Alentejo, um dia é absolutamente nada para conhecer essa cidade. E não vou me delongar em minha impressões a respeito da cidade, culinária e etc... Quer comer um bom bacalhau em Lisboa? É fácil: Em qualquer lugar da cidade se come um bacalhau no mínimo descente. Etc etc. etc...


Vamos aos vinhos e as impressões que eu tive

- Na minha curtíssima estada em Lisboa não me esbarrei com nenhuma enoteca, totalmente decepcionante.

- Eu imagino que deva haver algumas enotecas em Lisboa, até tinha o endereço de duas delas. Mas pensei que haveriam muito mais.

- Eu vi muitas lojas que vendiam souvenires e entre eles o vinho do Porto. Mas o vinho era vendido apenas como uma lembrança, nem parecia que era feito para ser bebido, vi até lojas que ofereciam rótumos costumizados, ou seja tanto faz quem fez o vinho é tudo Porto... credo!

- No Almoço bebi um Leda 2007 da Casa Ferreirinha. Vinho simples e barato (Em Porgual custa 3 euros, no supermercado. Aqui no Brasil R$ 44,00 na importadora... :-\

- À noite fui Jantar no 100maneiras, um restaurante Contemporâneo que só vende o menu degustação deles. Interessante, mas as portuguesas que nos atenderam eram mais... Porém o vinho que tomamos. Meandro do Vale Meão 2006 estava maravilhoso! Muito bom mesmo, um vinho leve, frutado sem ser doce. Elegante... Duca... Paguei no restaurante, cheio de nove horas 30 euros. Aqui no Brasil ele custa isso na importadora e o dobro disso em um restaurante igualmente cheio das nove horas.

- No dia seguinte fui visitar a Herdade do Esporão, no Alentejo. Chegar lá foi um pouco chato. Acordamos super cedo para pegar o primeiro ônibus para Évora que sai às 08h. São 2 horas de viagem até essa cidade no coração do Alentejo. Muito simpática e medieval. De lá outro ônibus até Reguengos de Monsaraz (mais um hora e tanto de viagem, passando por um monte de vialrejos). Chegando em Reguengos tivemos que andar um tanto até achar um taxi que nos levaria à Adega.



- A Herdade do Esporão é um propriedade enorme, talvez uma das maiores de Portugal. Ela é tão grande que não pode usar todas as suas terras para plantar uvas porque já atingiu a cota de produção de vinhos determinada pela Comunidade Européia. Parece que eles vão um campo de golf por lá, e Al Pacino vai ser um investidores (notícia quente, hein galera. Escutei da boca do dono da Esporão, que estava em uma mesa ao lado da minha no almoço)

- Fiquei muito decepcionado ao saber que o ano de 1267 que aparece na logo da Herdade é o ano em que a fazenda foi demarcada e não quando eles começaram a fazer vinho. Mais decepcionante ainda, descobri que o primeiro vinho da Esporão só foi lançado em 1989!!! Não bastasse isso, o principal enólogo da empresa é um Australiano!??!

- Mas tudo bem, não quero parecer mal agradecido, visto que fomos muito bem recebidos nas instalações da empresa. A nossa guia pela vinícola, cujo nome eu esqueci, era muito simpática e soube responder a todas as minhas perguntas... Só achei que ela vacilou um pouco quando eu pedi para ela me dizer onde ficavam os melhores lotes da fazenda.

- Vamos ao vinhos. Degustamos 4 vinhos antes do almoço. Que esqueci de anotar as safras. Mas eram todas recentes.
- O Monocasta Branco Verdelho
- Reserva Branco (ainda um pouco jovem)
- 4 Castas ( um tinto novo que a empresa está fazendo, a partir de adivinha quantas uvas diferentes...)
- Private Selection Garrafeira ( muito jovem, muito doce, muito internacional pro meu gosto)

- O almoço na restaurante da Esporão estava excelente. Não sei se vale a ida até lá, mas se estiver por perto com certeza vale dar uma esticada. Tomamos os vinhos:
- Rosé
- 2 castas (o irmão branco do 4 castas)
- O Reserva 2006 ( o melhor do dia)

- Resumo da ópera. A Esporão é uma empresa enorme, muito bem administrada, mas seus vinhos não fazem o meu estilo. Todos eles são muito modernos, falta uma identidade para os vinhos. E estou um pouco enjoado desses vinhos que tem um ataque doce, que se baseiam no uso da madeira com uma das características principais. Mas de qualquer forma valeu demais a vista.

- No mais o Alentejo é uma região bonita, um tanto bucólica, com a paisagem dominada por grandes planícies levemente onduladas até a onde a vista alcança.

Em breve a parte italiana da viagem, aguardem.

Resumo dos vinhos até agora
- Leda 07 – Casa Ferreirinha
- Meandro do Vale Meão 06 – Quinta do vale Meão
- Herdade do Esporão “Verdelho”
- Herdade do Esporão Reserva branco
- Herdade do Esporão “4 Castas”
- Herdade do Esporão Private Selection Garrafeira
- Herdade do Esporão Rosé
- Herdade do Esporão “2 castas”
- Herdade do Esporão Reserva 06

2 comentários:

Silvestre Tavares Gonçalves disse...

Grande rafael não sei te conheço, sobre o seu comentario em meu blog de forma maldosa, passo um texto para que tradiza no google ok.

GOD bless you and he lacks nothing BROTHER !!!

Alias, o vinho tambem nunca bebi !!!

Silvestre Tavares Gonçalves disse...

Quanto a sua viagem a portugal, parabéns, a sua materia estava muito boa, siga em frente não desista. Vencedores são aqueles que nunca desistem !!!!!