sábado, 27 de março de 2010

Sobre roubos de Laptops



Sexta-feira, dia 26 de março, eu tive meu laptop roubado na residencial da 409 norte (quem é de Brasília sabe onde fica). O carro estava estacionando bem na entrada da quadra, ao lado de dois quiosques de comida e de um ponto de taxi. Apesar do laptop estar no porta malas do carro, o ladrão entrou, procurou e achou.

No final desse texto darei algumas dicas do que fazer para minimizar os danos em situações como a que me envolvi. SE NÃO QUISER LER O TEXTO INTEIRO, POR FAVOR LEIA PELO MENOS AS DICAS.

Não estou escrevendo para discutir sobre a segurança física de equipamentos e onde estacionar ou não o seu carro. Quero falar sobre as informações que estavam no meu laptop, pois além do grande prejuízo financeiro, o que mais me incomoda é ficar imaginando o que os ladrões vão fazer com as informações que estavam armazenadas no meu computador.

Eu sou uma pessoa muito prática, e por isso o meu computador não tinha uma senha de login. Todos sabemos que os computadores demoram alguns minutos para estar efetivamente pronto para uso e no dia a dia esses simples minutos podem demorar séculos. Eu queria apenas ligar o computador e torcer para que ele estivesse 100% pronto o quanto antes. E se o computador precisa de uma senha, é mais uma demora nesse processo.

Se o meu Mac tivesse uma senha, eu pelo menos estaria mais tranqüilo por saber que as minhas informações seriam, no máximo, deletadas do computador. Mais tranqüilo por que eu tenho um backup atualizado do meu sistema inteiro. O Mac OSX, usado nos computadores Apple, vem com uma funcionalidade chamada "Time Machine" que nada mais é que um sistema de Backup, ridiculamente simples de usar. Basta conectar algum HD externo no sistema e ele pergunta se você quer fazer o backup. Ele faz backup de tudo. Tudo mesmo. Ele faz um cópia do meu HD.

Apesar de nunca ter sido muito entusiasta do backup, esse procedimento fez com que o roubo do meu computador não se tornasse numa tragédia de proporções apocalípticas. Todo o meu trabalho estava naquele computador, milhares de fotos, minhas musicas, anotações, tarefas... ou seja parte da minha vida estava arquivada no meu Macbook.

Quando eu era usuário de PC, o windows XP não tinha uma ferramenta como o "Time Machine". Não sei o que recomendar para usuários windows. Pesquisem, comprem, sei lá. Mas proteja seu computador com uma senha e faça backups regularmente.

Para mim, regularmente é 1 vez por semana. Para alguns pode ser todo dia. Fazer backup uma vez por mês é perigoso, fazer backup uma vez por ano não é fazer backup. Se você acha que fazer backup é, de vez em quando, passar para o pen-drive os arquivos que você acha mais importante, saiba que isso não é back-up de verdade.

E Por ultimo. Depois que tive o computador roubado, eu pensei: será que, se o ladrão ligar meu computador à internet, não é possível rastrear meu equipamento? Fui pesquisar na internet e descobri que existem alguns programas desenvolvidos para esse tipo de situação. Com esses softwares previamente instalados, se o seu computador for roubado e se em algum momento o ladrão ligar a máquina à internet, o software te envia informações que podem ajudar a localizar o equipamento.

São tecnologias de rastreamento que pegam as informações sobre a conexão em que o notebook está ligado para tentar localizar a origem dessa conexão . Inclusive, se o laptop tiver uma câmera integrada (hoje em dia quase todos tem) o software pode tirar fotos para ajudar na identificação do criminoso. Coisa de filme do James Bond.
Se você usa Mac, esse programa parece interessante: http://www.orbicule.com/undercover/


Eu nem sabia que existia esse tipo de serviço. Com certeza vou comprar para o meu próximo computador.
-----DICAS-----

1 - todas as dicas abaixo só começaram a ser realmente importantes para mim depois que eu perdi meu computador

2 - Coloque uma senha para acessar o seu perfil de usuário. Demora mais para iniciar o computador, mas te protege de muita preocupação

3 - Faça backups regularmente

4 - Backup manual não é backup de verdade. Backup de verdade deve ser automático.

5 - Backup de verdade é feito com regularidade

6 - "Se eu não posso te-lo, ninguém mais o terá" . Coloque uma senha no firmware do Computador, assim o ladrão não terá como formatar a máquina. No Mac OS X existe um utilitário chamado "firmware password" que faz isso. No Windows eu não sei, mas deve existir um modo.

7 - Todas essas dicas só começaram a ser realmente importantes para mim depois que eu perdi meu computador.

8 - Se o seu laptop é seu computador principal, e você vive com ele para cima e para baixo cogite fazer um seguro para ele.

è isso.

Se alguém tiver mais alguma dica, pode mandar....

2 comentários:

amigavendebsb@gmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amigavendebsb@gmail.com disse...

excelente post. obrigada. valeu mesmo. passei adiante e vou seguir todas as suas dicas. pensa assim: foram-se os anéis, mas ficaram os dedos... pra continuar digitando. e com essa experiência negativa, vc acabou fazendo uma coisa positiva, uma boa ação, postando seu alerta. ou seja, papai noel pode te dar um computador melhor ainda no próximo natal. heehhe